• alt text
  • alt text
  • alt text

 

 

 

 

Na Memória - Espetáculos que fizeram

história em nosso repertório

 

A Megera Domada estreou em 2009 e talvez tenha sido o primeiro grande espetáculo do grupo Ueba, colocando o coletivo em importantes festivais do país. Trata-se de um texto clássico de Shakespeare, que, na adaptação do grupo, ganha roupagem das máscaras da comédia Dell’arte, tendo execução de música ao vivo e o primeiro contato com um boneco em cena.

A personagem Bianca era representada por uma boneca pequena, e, ao passar da trama, crescia revelando-se a mulher objeto, até por fim apresentar-se como uma boneca inflável. Na leitura do Grupo também houveram adaptações quanto ao final da obra, concedendo um final feminista ao casal Catarina e Petrúcchio. O espetáculo esteve em circulação pelo Rio Grande do Sul e apresentações em importantes encontros, como em Curitiba, São Paulo e também proporcionou a primeira apresentação internacional, levando o grupo para o ENTEPOLA – Encontro de Teatro Popular Latino Americano, no ano de 2012, quando foram realizadas 4 apresentações no Chile em um circuito de descentralização.

 

O espetáculo “Felinícias – Histórias de amores e Clowns” entrou para o repertório do grupo Ueba no ano de 2010. Esse trabalho foi marcado por um desafio: fazer um espetáculo mudo, inspirado no cinema do italiano Federico Fellini. Na história duas crianças se encontram e descobrem um novo sentimento, que os acompanhará por toda a vida: o amor. Por um acaso do destino, os apaixonados Nice e Felício acabam tendo contratempo eu os impedem de ficarem juntos, até o inusitado encontro final, já na velhice. Felinícias circulou pelo Rio Grande do Sul, São Paulo e levou o grupo para duas importantes apresentações internacionais. A primeira experiência fora do país foi no ENTEPOLA – Encontro de Teatro popular latino americano, que acontece em Santiago no Chile (2012). E a segunda experiência foi ainda mais distante, na Venezuela sendo convidado para a abertura do Festival Arribando al puerto, em Maracaibo, no ano de 2012 .

 

O “Bom Quixote – Delírio Urbano” estreou em 2011 em Caxias do Sul através do Prêmio Anual de Incentivo a Montagem Teatral. Esta é considerada uma das montagens mais arrojadas do Grupo Ueba por levar um clássico de Cervantes para a rua, colocando o personagem principal, Quixote, em contato com o mundo contemporâneo, da transexualidade e prostituição, do poluído contexto urbano, das guerras sindicais, das chacotas da alta sociedade e da espetacularização midiática, através da representação da Dulcinéia , musa inspiradora do Quixote, como ícone pop. A montagem em formato de corredor tinha em cena 6 atores, que se revezavam em diversos papéis performáticos, ao som de um trilha Rock n’roll e de um visual carregado e poluído, com ferros e traquitanas.

Este espetáculo ganhou o Prêmio Funarte Artes na Rua e, com isso, circulou pelo sul do Brasil por diversas cidades. . Trata-se de um texto clássico de Shakespeare, que, na adaptação do grupo, ganha roupagem das máscaras da comédia Dell’arte, tendo execução de música ao vivo e o primeiro contato com um boneco em cena.

 

 

 

 

 

 

 

  • BREVES

    Post
    As aventuras do Fusca a Vela no Sertão Nordestino 14 de novembro de 2016O grupo fará uma turnê no Nordeste com o espetáculo As aventuras do fusca a vela
    As aventuras do Fusca a Vela no maior Festival de Teatro de Rua do País 14 de junho de 2016AS Aventuras do Fusca a Vela estará participando de um dos maiores festivais de teatro de Rua do Brasil - o Festival de Teatro de rua de Porto Alegre, nos dias 23, 24 e 25 de junho
    Post
    Zão e Zoraida na Itália 6 de maio de 2015A dupla de palhaços da Ueba levaram sua alegria para as terras Européias, ainda trocando experiência com o conceituado Teatro Ridotto de Bologna - milia Romana - Itália
    Post
    As aventuras do Fusca a Vela 14 de junho de 2015Estreia o mais novo e ousado espetaculo de rua do grupo Ueba - As aventuras do Fusca a Vela - baseado em Moby Dick, o espetáculo traz a cena urbana as histórias de um dono de um ferro velho que diz ser sobrevivente do Pequod, o baleeiro que tentou caçar a lendária Moby Dick. Tudo acontece junto a um fusca, que pode se transformar em barco, baleia e tudo o que a imaginação permite.
    Post
    Radicci e Genoveva nas Quintas de humor do Sesc 6 de novembro de 2014O SESC Porto Alegre realiza em novembro o projeto Quintas de Humor, toda a quinta-feira tem uma atividade humorística. O espetáculo Radicci e Genoveva fez a abertura desta edição e teve a casa cheia. Na sequência ocorrem apresentações do Guri de Uruguaiana, Homens de Perto e Paulinho Mixaria.
    Post
    Teatro e livro nas escolas 10 de dezembro de 2014 O Grupo Ueba foi pioneiro em levar às escolas de Caxias do Sul a literatura aliada ao teatro com os títulos A Mordaça e o infantil O Incrível Caso do Sumiço das Letras. A Mordaça, de foi lançada em 2013 e já teve mais de 2 mil livros adquiridos. O infantil, escrito por Jonas Piccoli, já atingiu a marca de mil pequenos leitores em menos de 6 meses.
  • CONTATO

    Grupo Ueba Produtos Notáveis - Rua Luiz Covolan, 2820 - Bairro Santa Catarina - Caxias do Sul - RS

    Fones: (54) 3028 81 92 - 3028 81 94 - ueba@grupoueba.com.br

    Veja como chegar no Moinho da Cascata - Grupo Ueba no Goolge Maps